11.19.2016

Cabeça de Porco - Okinawa Masterchef - Grande Almanaque Mauj

"Do porco, só não aproveitamos o grunhido" 
Ditado culinário da ilha de Okinawa.

Desafio da Caixa Surpresa - cozinhar uma cabeça de porco.
Masterchef Brasil
17 de maio de 2016.

Ao ver o episódio, acabei por me lembrar do mercadão de Heiwadoori, em Naha, capital de Okinawa.

Okinawa e suínos tem uma relação fortíssima desde os tempos antigos.
Proteína muito consumida localmente, até mais que o peixe.
E do porco, aproveita-se praticamente tudo por lá!

Chiragaa - cabeça de porco defumada.

Os habitantes da bela ilha paradisíaca adoram o Chiragaa (chira - face, gaa - pele. em dialeto okinawense. Pronuncia-se "tiragáa").

Pele da cabeça do porco defumada em ervas especiais, o Chiragaa pode ser consumido puro - como tira-gosto. Também é ingrediente de determinados pratos, principalmente lámen e cozidos.

Sabor? Depende da defumação.
Nos cozidos, parece um pouco a carne de uma feijoada.
Estranho, porém saboroso. Experimentei uns bocados, nas vezes que estive em viagem à Okinawa.

E para chamar a atenção dos consumidores, os comerciantes de feiras e mercados
 desta linda ilha do sul do Japão costumam "enfeitar" as cabeças de porco! 
Arrepiante e bizarro, faz parte da cultura local.


 Ao ver as caras dos suínos enfeitadas, 
eu não sabia se me horrorizava ou se dava risada.


 Vamos dizer que é uma morbidez criativa.


 A criançada morre de medo.
Peppa Pig defunta.


 Porco todo viado, tadinho.


 O japa tá meio parecido com o porco, né?


 Okinawa é praticamente uma ilha tropical, 
então vamos de flores na cabeça e óculos de sol.


Que lindinho, né?
Imagina você entrar em uma cozinha e ter isso em cima da pia.
Pra sair gritando e chamando por Jesus mil vezes.


(imagens via google)

8 comentários:

Palavras Vagabundas disse...

Amei os óculos!!!! Pelo menos a gente não vê os olhos do bicho morto.
Comer já é outra coisa.
Bjs

Lulu on the sky disse...

Xande,
Não consigo comer cabeça de porco, mas como outras partes como lombo, costela, cupim, pernil.
big beijos

Meri Pellens disse...

Tadinho, mas é bão. Não digo a cabeça, mas o torresmo, bisteca, costelinha, pernil, ai, ai...

Lúcia Soares disse...

Estranhos costumes, mas cada um com os seus, né?
Na Alemanha, não sei onde mais, come-se o que seria a carne de dentro da "bochecha' do boi, segundo quem me contou, deliciosa. Não consigo imaginar, mas o prato que ela fez, adaptado com o músculo bovino, foi delicioso. Se achar a foto, mostro no FB.
Beijos, Alexandre.
Verdade, se eu "topar" com uma cabeça dessas, choro igual ao menininho! rsrs

Taia Assunção disse...

Tem um distrito perto de Cuiabá, no Mato Grosso, onde serve-se cabeça de boi assada. Marido diz que é maravilhoso, especialmente as bochechas. Ainda não provei. Curti as fotos!

Diacuy Piccione disse...

Gosto mais do porco de óculos escuros que no meu prato

Diacuy Piccione disse...

Gosto mais do porco de óculos escuros que no meu prato

Juliana Ramalho disse...

Mauj eu não assisti a esse episódio do Masterchef. Eu os gravo mas esse retirei.
Vivo uma grande questão que é deixar de comer carne futuramente.
E esse futuramente nem sei quando virá mas é algo que estou amadurecendo.
Fiquei com pena me julgue mas sou assim.
Compro no mercado as bandejas mas esqueço de onde vem as carnes rsssssss